quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Lei seca é Marketing!


   Bom pessoal, a lei seca que entrou em atividade a cerca de três anos atrás, a qual era depositada grande esperança de reduções nos acidentes de trânsito e reeducação do motorista brasileiro, devo dizer que pouco adiantou, ou devo dizer que realmente de nada adiantou!
 
   Alguns números divulgados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes (DNIT), a um tempinho já, apontam que o número de mortes em acidentes de trânsito com e sem motoristas embriagados subiu, contrariando as expectativas do povo brasileiro. É claro que podemos dar algumas explicações plausíveis a isto, tais como: o aumento de veículos no Brasil, as péssimas rodovias, etc.

   A lei seca ela é repleta de lacunas, ela foi mal redigida, foi mal feita mesmo!
A pessoa não é obrigada a fazer o teste do bafômetro, com isso já fica impossível comprovar através de meios técnicos a dosagem de álcool e inviabiliza a determinação do delito, então nada pode fazer a justiça, isso tudo porque eles criaram uma lei que foi de encontro a outra: "Que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo!"
E a embriaguez só pode ser comprovada por meios técnicos. Então fica nesse dilema a lei seca.

   Além dos policiais estarem fazendo papéis de "bestas", praticamente implorando para o indivíduo fazer um teste do bafômetro, ou então conduzindo-o até a delegacia da onde ele é liberado para casa e muitas vezes sai até dirigindo, irônico, não?
Mais uma lei nossa vai para o ralo por ter sido mal feita, causando sua ineficiência, sem contar que nesta altura a fiscalização já é tão pouca...
Isso que também acaba educando pessimamente os novos condutores que nem respeitam e nem temem a lei.

   Querem ver outra coisa irônica a cerca de uma semana atrás O ex-subsecretário Estadual de Governo do Rio e ex-coordenador da Operação Lei Seca, Alexandre Felipe Vieira Mendes, foi denunciado por homicídio doloso, lesão corporal e omissão de socorro. Mendes é acusado de ter atropelado quatro pessoas, em momentos distintos, na noite do último dia 25 de agosto, em Niterói, no Rio. É uma vergonha.

   Agora quando lançaram a lei seca, fizeram aquele marketing, campanhas publicitárias, meios de comunicações passando a todo momento as operações, discursos de políticos que apoiavam, etc..
Agora cadê???

   A lei seca realmente foi só um marketing (palavra da moda né?)
E nada mais, é... Será mais uma coisa de que o povo brasileiro se lembrará como motivo de VERGONHA!


Agora quero saber sua opinião sobre o post e sobre o assunto, comente...

45 comentários:

  1. Respostas
    1. Certo, agora mostra seu ponto de vista amigo, não concordar é fácil...

      Excluir
  2. ja eu concordo, é tudo industria da multa, assim como agr é permitido colocar pardais sem qlqr tipo de sinalização, apenas pro cidadão cair na trap. é mta desordem nessa poltica brasileira, mta corrupção, eles so conseguem msm ter organização nos esquemas pra roubar cada vez mais do nosso Brasil, e é uma pena não poder fazer nada, apenas mostrar minha indignação por meio deste comentario.

    mto bom o post, e o blog. parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog.. muito bom!

    Entre no meu depois se gostar clique em curti e deixe um comentario!

    Abraço,
    PREGUIÇA ALHEIA.
    _________________________
    http://www.preguicaalheia.com

    ResponderExcluir
  4. A lei seca foi uma boa ideia, o problema é que no brasil não se tem uma lei rigorosa que puni!!!como a dos Estados unidos por exemplo!

    Amigo estou seguindo seu blog, se puder, curti minha página do facebook! Abraços!!

    http://infostartnet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, darei uma passada lá, grato.

      Excluir
  5. as veras voltou? ou é so marketing tbm?! bom ve-lo em atividade renee..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Veras voltou!!!
      Obrigado amigo, e visite sempre!

      Excluir
  6. O brasil sempre foi uma vergonha mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia desse lado da lei, mas uma coisa é certa: somos manipulados pela mídia sem saber sempre, ou quase sempre. Por isso é bom buscar suas próprias informações para ter opiniões formadas e acreditando em tudo o que se fala por aí. Obrigado por nos informar :)


    Diogopensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. concordo, só de a pessoa não ser obrigada a não fazer o teste do bafômetro pra mim já é um erro grave, enfim, parece que as coisas são mais lentas no Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Como todas as leis do Brasil tb foram mal escritas e cheias de lacunas Tá combinando pelo menos.

    ResponderExcluir
  10. é, coisas do Brasil...

    Abraços!

    www.jujubalubafacts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Bom, essa é a realidade brasileira. Na verdade a lei é certa, o problema é a fiscalização e as outras leis que a maioria das vezes atrapalha uma aplicação correta da principal. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso deve-se aos autores das leis ( poder legislativo) que elaboram leis desrespeitando as que já existem.

      Excluir
  12. demais!
    blog interessantissimo!
    parabens ;)

    ResponderExcluir
  13. Uau, muito bom o post! Eu fico muito bravo quando vejo notícias do gênero uma pessoa embriagada atropela alguém, porém está sobre liberdade! Gostei do último parágrafo! Abraço!

    Comente também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Que tal pesquisar um pouco mais para evitar afirmacoes incorretas? O dnit nao faz pesquisa de acidentes. Ate porque nao e de sua competencia. Quem faz isso nasrodovias federais e a PRF. Estatisticas nacionais quem faz e o ministerio da saude. Faca uma visita e comprove. Outra coisa. A recusa ao bafometro nao livra o motorista da penalidade administrativa que inclui a suspensao da habilitacao. Portanto, o motorista infrator jamais saira da delegacia dirigindo. Tera que consueguir um outro condutor para ir buscar seu veiculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) é um órgão federal brasileiro vinculado ao Ministério dos Transportes. Ele fornece os dados para pesquisas. No começo da lei seca sairia sim dirigindo. Sem contar que agora ele pode não sair dirigindo porém tem uma série de lacunas nesta lei que o possibilita sair do mesmo jeito que entrou. A lei muito mal redigita abre uma série de precedentes, é absolutamente marketing!

      Excluir
  15. Bom, creio que esteja falando do estado de SP e realmente a lei seca é ineficiente, os legisladores deste país estão pensado em status, em leis "chamativas", eles hoje em dia querem reconhecimento as custas do povo brasileiro, é realmente uma vergonha, gostei do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, cabe a nós repensarmos sobre nossos votos.

      Excluir
  16. Post muito bom, você faz artigo bem bacanas, voltarei aqui, abraços.

    ResponderExcluir
  17. o brasil é o país da vergonha

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. as leis tem que mudar...o cara enche a cara sai de carro...mata uma, duas pessoa e fica livre...isso é errado...varias coisas tem que mudar...

    ResponderExcluir
  19. Veja no meu blog Os minutos ruins que a Coca-Cola faz e você nem percebe http://esplay.blogspot.com/2012/01/os-minutos-ruins-que-coca-cola-faz-e.html

    ResponderExcluir
  20. Em parte é marketing, ótimo post. Mas há uma teoria que se aplica melhor é o chamado problema-reação-solução. basicamente é criado um problema, repito, é criado, no caso de que o índice de mortes no transito é devido ao consumo de bebidas alcoólicas, depois é gerada a "discussão" e surge a solução, a lei seca. Nos últimos três anos temos visto o total abandono da cidade 9vide prédios caindo) e praticamente invisibilidade do prefeito Eduardo Paes. É eficiente como percepção de que algo está sendo feito e ao mesmo tempo ajuda a desviar a atenção dos reais problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os problemas são inúmeros...
      Gostei do comentário, muito obrigado.

      Excluir
  21. realmente a lei seca e lero lero!

    www.cuchila.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Sou colunista de um jornal regional, e apesar de você não ter especificado de que estado estás a falar, posso concordar com boa parte do post, o post tá ótimo tendo em conta que é informativo/opinativo, a lei seca foi uma lei muito mal feita, os nossos legisladores estão bebendo muito whisky mesmo!
    Só não pode dirigir hein...
    Se você pesquisar acha casos de legisladores e secretários de transito que andaram aprontando. Abraço.

    ResponderExcluir
  23. bem, de certa forma é por ai mesmo, as leis são feitas nas coxas, e ninguém tem nada haver com isso?! será mesmo? eu em particular tenho diversos amigos que não dirigem mais alcoolizados...

    Tiago Guillen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dirigir alcoolizado é uma educação e consciência que o motorista tem de ter e além disso deve haver sim uma fiscalização, só que o governo só cobra de nós, pois se bebermos uma taça só de vinho já não passaremos no bafômetro, e eles não nos dão transporte público de qualidade e por um preço bem acessível nem todos tem dinheiro para um táxi...
      é aquele ditado: "tem que dar para receber".

      Excluir
  24. Olá, gostei muito do blog. Te encontrei na comu do orkut. Deixei uns clicks. Estamos montando uma grande lista com vários blogs dispostos a visitar, comentar e\ou clicar nos parceiros todos os dias e nos correspondemos por e-mail. Ex. se forem cem pessoas, voce clicará nos seus amigos e os outros 99 clicarão no seu. Se quiser participar da nossa corrente de divulgação me envie um e-mail para jo.targino22@gmail.com e lhe retornarei o mais breve possível com mais detalhes e dando início á parceria Super abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrarei em contato, o blog é bem divulgado em redes sociais, porém aqui temos uma página específica para contato, use-a, abraço.

      Excluir
  25. Vergonha..

    Vergonha é termos de ficar tirando a PM da rua para garantir segurança e coloca-la para ver quem bebeu!

    Enquanto não houver transporte publico eficiente e disponivel em uma faixa de horario maior, não haverá lei nem fiscalização que tire os motoristas "embriagados" da rua!

    Olha.. Eu, pessoalmente, não ligo a minima! Não quero deixar de apreciar um belo vinho num jantar com minha mulher, com medo de ser punido! E, infelizmente, não sou "rico" para bancar taxi em São Paulo! Logo, enquanto não tem transporte publico, não tem argumento!

    O governo não pode nos COBRAR sem nos dar INFRAESTRUTURA! Isso é fato!

    Pagamos impostos carissimos, nosso transporte publico (e falho) não é exatamente barato, e, alem disso, ainda temos que nos preocupar com a policia vendo quem bebeu?

    Não precisamos disso.. Precisamos de motoristas concientes.. E, aos que não se controlam ao beber, que tenham condição de usar um transporte de qualidade e preço justo!

    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem entrei nesta parte da questão no post para não ficar extenso e acabar desviando o foco do que estava tentando falar, mas é bem isso o que acontece, o governo não nós dá nada, ele só sabe pedir, e extorquir as pessoas, tudo o que damos de impostos não volta para nós nem 30%, é uma vergonha.

      Excluir
  26. Concordo com tudo o que você disse.

    Agora, quando um bêbado atropela e mata alguém, passa nos jornais apenas uma vez e jogam para escanteio. A não ser que quem atropelou tenha um carro importado ou o atropelado seja bem de vida...

    ResponderExcluir
  27. Não acho que seja um plano de marketing. Pelo menos vejo na minha cidade todas as noites blitz, com bafômetro. Com relação ao número de acidentes ter aumentado, isso se deve principalmente pelo aumento de veículos e motoristas nos últimos anos. A cada ano, surgem mais e mais motoristas. Então, quanto maior o número de veículos, maior é a probabilidade de acidentes acontecerem. Concorda? Acredito que a lei seca não seja o melhor caminho, e sim a educação e consciência dos motoristas. Mas enquanto isso não acontece, TODOS pagam o pato pelos bebuns de plantão.

    ResponderExcluir
  28. Foi marketing mesmo, mas vejo também como uma ilusão de uma saída para o problema da então legalizada bebida alcoólica.

    por: GNVision

    ResponderExcluir
  29. nosso trânsito mata mais que todas as guerras e conflitos armados que estão acontecendo neste momento no mundo inteiro, mas acho pouco tem que morrer muito mais gente ainda, tem muito animal babaca com armas digo carros nas ruas, sou contra a lei seca deixa o povo se matar até as ruas voltarem a ser lugares tranquilos como era na minha infância onde dava até pra jogar bola com a galera.

    ResponderExcluir
  30. Até onde me recordo ele pode até não ser obrigado a fazer o teste de bafometro, só que ao negar ele automaticamente perde sua habilitação e responde processo administrativo,essa é a lei, agora se ela é colocada em pratica para todos eu não sei. Mas colocando de lado o meu ser bebedor de cerveja eu acho valida a ideia só não é mais valida pelo citado no texto a falta de pessoas para colocar a lei em pratica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perde a carteira a lei infelizmente não é aplicada!

      Excluir
  31. Concordo, infelizmente é a realidade. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  32. Pois é cara essa tal lei seca é uma "Lei seca de Sabedoria!" abraços

    ResponderExcluir

• Não deixe URLs de sites e blogs.